Como calcular o valor da pensão alimentícia?
Como calcular o valor da pensão alimentícia? Camila Gil Marquez Bresolin[1] A pergunta sugestiva e convidativa do título é um dos temas mais delicados do Direito de Família. Se houvesse uma fórmula prefixada, como aquelas de Física e Matemática, seria...
Filho é para Sempre
Filho é para Sempre - Camila Gil Marquez Bresolin Os relacionamentos podem não ser para sempre. Podem dar certo por curto prazo, ou durarem ao longo dos anos. Mas o que é certo é que os filhos são para sempre, e o relacionamento entre pais e filhos deve perdurar,...
A difícil tarefa de pensar no fim da vida
Considerando a morte como fato gerador de uma série de efeitos jurídicos, embora o assunto não seja agradável [..}
Pai ou Mãe?
Com a proximidade do “Dias dos Pais”, alguns temas e sentimentos podem vir a ocupar os nossos pensamentos. A data é comemorada entre as famílias e festejada no comércio, mas é importante que se diga que ela também é motivo de muita dor e inquietação.
Uniões paralelas
Os Tribunais brasileiros têm oscilado bastante em seus entendimentos quando o assunto é o reconhecimento de uniões paralelas, ou seja, as famílias simultâneas.
Trata-se daquela hipótese em que a pessoa desenvolve, ao longo da sua vida, mais de uma união duradoura. Por vezes, a pessoa “amorosa” mantém um casamento aparentemente estável e feliz, e, ao mesmo tempo, uma outra família, igualmente estável e feliz…
União virtual?
Muitos casais começam os seus relacionamentos de maneira informal, e assim seguem até o final da sua vida juntos, seja por morte ou por divórcio (dissolução). Quando os relacionamentos terminam por vontade, de um ou de ambos, é muito mais comum ver os ex-cônjuges ou ex-companheiros disputando patrimônio, e travando batalhas judiciais intermináveis.
Separação “no papel”
Os brasileiros, de maneira geral, não têm o hábito do planejamento. Isso é fato. Muitos casais começam os seus relacionamentos de maneira informal, e assim seguem até o final da sua vida juntos, seja por morte ou por divórcio (dissolução). Quando os relacionamentos...
Descobrindo o amor…
Você já teve a sensação de não ter percebido algo que estava bem na sua frente? Um fato, uma realidade, um sentimento que sempre esteve ali e que você nunca tinha tempo de parar para analisar bem, perceber de verdade e entender qual era a sensação que nascia daquela situação.
Até que a morte os separe?
Diante da situação de isolamento com a qual as pessoas passaram a viver, justamente em função da pandemia mundial decorrente do Covid-19, vários casais passaram a buscar a via do divórcio, com o intuito de dissolverem as suas uniões.
Aspectos jurídicos da difícil harmonização entre os avanços da biotecnologia e o destino dos embriões excedentários.
Camila Gil Marquez Bresolin Atualmente é professora universitária no Curso de Direito do Unicuritiba - Centro Universitário de Curitiba. É Mestre em Direitos Humanos e Democracia, pela UFPR - Universidade Federal do Paraná, tendo como linha de pesquisa, Cidadania e...